O Ministério da Educação realizou, no sábado, 22 de Novembro, numa unidade hoteleira de Luanda, a Gala de Outorga do Prémio Nacional da Alfabetização – Edição 2025, um evento destinado a reconhecer iniciativas de elevado impacto na prevenção e redução do analfabetismo em Angola.
A cerimónia, que contou com as palavras de boas-vindas do Vice-Governador Provincial para o Sector Político e Social, Manuel António Gonçalves, foi orientada pela Ministra da Educação, Luísa Maria Alves Grilo, e registou igualmente a intervenção da Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula da Silva do Sacramento Neto.
No decorrer do acto, foram distinguidos projectos, instituições e municípios que demonstraram compromisso exemplar e resultados significativos no domínio da alfabetização e da inclusão educativa.
Distinções por Categoria
Melhor Projecto de Responsabilidade Social na Alfabetização: CARMON REESTRUTURA
Instituição Livre de Analfabetismo: SOGESTER – Sociedade Gestora de Terminais, Luanda
Município Comprometido com o Analfabetismo: O Júri decidiu atribuir Diplomas de Mérito a todos os municípios finalistas.
Classificação Geral – Prémio Nacional da Alfabetização 2025
1.º Lugar – “Meu Mercado, Minha Escola, Minha Vida”, Mercado do Km 30 – Província de Icolo e Bengo
2.º Lugar – “Alfabetizar a Ilha de Luanda”, Fundação Arte e Cultura – Município da Ingombota, Luanda
3.º Lugar – Projecto de Alfabetização do Secretariado Municipal da Brigada Hoji-Ya-Henda – Município do Lobito, Benguela
4.
O evento foi testemunhado pela viúva do Fundador da Nação, Dr. António Agostinho Neto, Maria Eugénia Neto, bem como por distintas individualidades do panorama político e social do país.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO PROVINCIAL DE LUANDA